Image for post
Image for post
urma de empreendedores acelerados pela Anip. Foto: Marco Torelli

Empreendedorismo da periferia mostra como a empatia pode criar pontes e gerar transformações

Negócios como Gatronomia Periférica e Boutique de Krioula são exemplos de iniciativas impulsionadas pela empatia que vêm mudando o seu entorno na periferia de São Paulo.

O historiador da cultura e filósofo Roman Krznaric, apontado pelo “The Observer” como um dos mais importantes pensadores britânicos dedicados ao estudo dos estilos de vida, defende que devemos esquecer a ideia darwiniana tradicional de que somos basicamente motivados por interesse pessoal e por uma pulsão agressiva de autopreservação. No livro “O Poder da Empatia”, ele afirma que a imagem da natureza humana que está surgindo é a de que somos, exatamente na mesma medida, Homo empathicus — um ser humano com a capacidade natural para unir as mentes com outras.

A empatia é um ideal que tem poder tanto de transformar a própria vida quanto de promover profundas mudanças sociais

Aliás, essa força empática também norteia o fazer de Fabiana Ivo, uma das lideranças da produtora A Banca e da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (Anip). Ela defende que avançamos mais à medida que nos abrimos, desapegamos e nos aproximamos por meio do diálogo. Esse é o sonho e a missão da Anip: juntar pessoas e criar pontes.

Written by

Trabalhamos para identificar e potencializar negócios de impacto social. www.artemisia.org.br/

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store