Crédito: Betinho

Acredito que a consciência de que somos parte da natureza começa a se expandir nas sociedades e vai moldar o futuro do planeta. Durante muitos anos, a lógica histórica foi de exploração, ou seja, o meio ambiente a serviço da economia. …


Crédito: Alexandre Cerqueira

Análise do Banco Mundial aponta que, à medida que o mundo enfrenta a crise sanitária do coronavírus, torna-se essencial auxiliar os países no processo de transição para a recuperação por meio de uma combinação formada para salvar vidas, proteger os pobres, amparar os fundamentos da economia e fortalecer políticas e instituições para a resiliência.

Uma parte significativa da atuação da organização está centrada, inclusive, no apoio contínuo à saúde das nações com a disponibilização de US$ 12 bilhões para ajudar os países em desenvolvimento a financiar a compra e a distribuição de vacinas. …


Um modelo econômico simples, ambicioso, revolucionário e original é a proposta da economista Kate Raworth, da Universidade de Oxford. No livro Economia Donut: sete maneiras de pensar como um economista do século 21, ela defende a ideia de que devemos incluir os limites planetários na concepção de um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico. A crítica publicada pelo The Financial Times apontou que a obra é “uma tentativa admirável de expandir os horizontes do pensamento econômico”. Estou em pleno acordo e, na minha percepção, a economista apresenta uma teoria que está em plena consonância com os negócios de impacto social.

Em…


Em uma conferência sobre investimentos inteligentes, realizada em 2020 e ligada aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) — iniciativa criada por um grupo internacional de investidores institucionais alinhados ao Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ao Pacto Global da ONU –, o gênero dos palestrantes chamou a atenção para uma realidade cada vez mais presente dentro da temática. Eram todas mulheres!

São elas, inclusive, que estão trazendo maior relevância financeira aos temas ambientais, sociais e de governança, o chamado ESG (sigla, em inglês, para environmental, social and governance). …


Crédito: Marco Torelli

O empreendedorismo social feminino prospera e fortalece as periferias do Brasil. A despeito de qualquer perspectiva de apoio e de investimentos, as mulheres estão transformando escassez em abundância de soluções criativas em setores como alimentação saudável, educação, saúde e beleza; são negócios de impacto social que servem aos territórios e às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Em uma perspectiva propositiva de troca de experiências, acredito que devemos abrir diálogo com elas para uma escuta reflexiva, inspirada na conceituação de Carl Rogers em Abordagem Centrada na Pessoa. O que quero dizer com isso? Embora o exercício de ouvir…


Crédito: Acervo Pessoal

Existem muitas contribuições femininas no ecossistema de negócios de impacto social. Vejo isso todos os dias e tenho exemplos plurais e concretos dessa força da mulher na construção de uma nova forma de empreender. Uma das histórias de potência foi escrita dentro da própria organização que dirijo.

Há 15 anos, a Artemisia nascia de um incômodo de uma jovem mulher norte-americana com as desigualdades sociais do Brasil. …


Crédito: Acervo Pessoal

Se antes da pandemia o tema da habitação já era urgente, hoje ele é de extrema relevância, já que contribui para melhorar a vida de pessoas que reside em condições inadequadas. A sociedade deve estar atenta para a importância de apoiar empreendedoras e empreendedores de impacto que têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis relacionadas aos desafios de moradia que afligem a população mais vulnerável.

Essas iniciativas, que têm potencial para impactar positivamente a vida de muitos brasileiros em esferas e abrangências para além do teto e das quatro paredes, optam por um viés propositivo para enfrentar os problemas da moradia


Crédito: Marco Torelli

Sempre acreditei na força das histórias — as que ouvimos, as que vivemos, as que contamos e as que criamos. O empreendedorismo social tem muito a ver com a reflexão de elaborar novas narrativas e dar respostas inovadoras às perguntas de cunho social. Essa modalidade de criar empresas com o propósito de endereçar soluções para problemas sociais que afligem a população em situação de vulnerabilidade social está associada a pessoas de diferentes classes sociais, profissões e culturas, mas que estão unidas pelo desejo de mudar a lógica social vigente no Brasil. …


Crédito: Alexandre Cerqueira

A pandemia pode levar mais de 150 milhões de pessoas à pobreza global e extrema em 2021, de acordo com o relatório Pobreza e Prosperidade Compartilhada, conduzido pelo Banco Mundial. Em face do impacto da covid-19, a América Latina e o Caribe contarão com 4,2% da população — 27,5 milhões de pessoas — nessa situação de vulnerabilidade social e econômica.

Uma das análises do mapeamento indica a importância de reverter a situação por meio de iniciativas firmes voltadas à redução da pobreza; a recomendação clara é que os países se preparem para a implementação de uma economia distinta, no período…


Crédito: Marco Torelli

O Mapa de Empresas, estudo divulgado pelo Ministério da Economia, revela que o Brasil registrou um recorde no número de novas empresas abertas em 2020, ou seja, foram 3,36 milhões de empreendimentos criados por microempreendedores individuais (MEIs). Esse é o maior volume registrado desde 2010.

Em janeiro deste ano, o País atingiu a marca de 20 milhões de negócios oficialmente em atividade. Especialistas no tema apontam a pandemia como uma das responsáveis por esse resultado — que seria, ainda, uma evidência de que passamos por uma crise na qual os desempregados são empurrados para um “empreendedorismo forçado”.

Esse contexto nos…

Artemisia

Trabalhamos para identificar e potencializar negócios de impacto social. www.artemisia.org.br/

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store